Meu objetivo: ajudar a democratizar o aprendizado do francês, tornando-o mais claro e fácil.
Desejo-lhe as boas-vindas ao site FrancêsMais!
Meu nome é Katia, sou professora de francês, e o propósito deste site é compartilhar minha experiência para:
- Tornar o seu aprendizado de francês mais fácil, proveitoso e interessante.
- Indicar material de boa qualidade que poderá ajudar no seu progresso ou na manutenção do conhecimento adquirido.
- Dar dicas para que você possa aproveitar aulas on-line e também para aprender a usar alguns recursos tecnológicos que incrementarão o seu aprendizado.
1. Como tornar o aprendizado do francês mais fácil, proveitoso e interessante?
O aprendizado de uma língua estrangeira, geralmente, é um desafio e costuma assemelhar-se a uma corrida de obstáculos.
Desafio, porque é preciso arranjar tempo para ir às aulas e também fazer as atividades sugeridas. Ou seja, é preciso criar novos hábitos. O tempo mínimo de dedicação para que haja realmente progresso é de duas horas semanais (uma hora para a aula e uma hora para as atividades/lições). E, felizmente, na maioria dos casos isso é suficiente.
-
Meu conselho: No começo pode ser realmente difícil, mas depois de um tempo a rotina se estabelece, e você pode se concentrar apenas em aprender e treinar. Além disso, não falte, não chegue atrasado, nem se desconcentre, caso contrário você está jogando seu dinheiro e, mais importante que isso, o seu tempo na lata de lixo.
Ainda como desafio, nós temos que nos acostumar a uma nova maneira de pensar: nova pronúncia, novas regras gramáticas, novo vocabulário e uma nova cultura que precisamos entender para poder comunicarmo-nos plenamente. O lado bom é que isso pode ser muito estimulante. “O quê? Uma novidade a cada semana? Que maravilha!”
-
Meu conselho: APROVEITE! Eu acho simplesmente uma delícia progredir em uma língua estrangeira, sentir que sou capaz de aprender, de poder ler em outra língua um livro novo, sites, fofocas na web, de poder acompanhar da cozinha o que se está falando na TV lá na sala, sem ser obrigada a ler as legendas! E ainda, ver o mundo de um ponto de vista diferente, de outro povo, de outra cultura. Mas sem estresse; vá com calma que pouco a pouco fica mais fácil.
Mas fazer um curso também pode ser uma corrida de obstáculos. Cursos livres não são exatamente a coisa mais estável do universo: o seu grupo pode fechar, ou não ter continuidade no nível seguinte, ou pode acontecer qualquer outra coisa que venha se interpor entre você e o seu objetivo.
-
Meu conselho: NÃO DESISTA!!! Se você já alcançou um nível mínimo, não fique esperando a roda girar: assine newletters para poder ler regularmente, veja vídeos, ouça músicas, mantenha o nível de francês que você conseguiu alcançar, para não ter que rever a mesma matéria de novo. Isso pode evitar que passe pela situação de rever toda uma matéria (tédio), mas que você ainda não entendeu direito (suspiro).
-
Para ajudá-lo, vou postar regularmente sugestões do melhor material para quem está estudando sozinho ou fazendo um curso, mas também para quem só não quer perder o que aprendeu.
2. Qual o melhor material para aprender francês?
Depende muito da personalidade, das preferências e da experiência de vida de cada pessoa, sem contar o aprendizado que ela já teve. Por isso, o material sugerido será bem variado; algumas sugestões certamente servirão para você.
Os melhores recursos para aprender francês – já testados e aprovados nas minhas aulas – serão comentados aqui. Você encontrará recursos on-line e analógicos: livros, sites, áudios, vídeos; teoria, exercícios, jogos, e o que mais for útil. Uma parte desse material é de minha autoria e aparecerá como arquivos que podem ser baixados.
3. Como são as aulas on-line?
São aulas como outras quaisquer, com apenas algumas diferenças:
-
A pasta com o seu material é o Google Drive;
-
A lousa é um documento Google (Google Docs), que você pode salvar, modificar e rever quando melhor lhe convier;
-
E a conversa com o professor acontece via Skype – só áudio, por razões pedagógicas e técnicas.
Se lhe interessa ter uma experiência de aula on-line, entre em contato para programar uma aula-demonstração.
Bon courage !